OP Art
- BlogLbl 9C
- 15 de set. de 2017
- 1 min de leitura
A Op art (abreviação de optical art) foi um movimento artístico que surgiu ao mesmo tempo no início da década de 60 nos Estados Unidos e Europa.

O termo foi empregado pela primeira vez pela revista Time em 1965, se revelando inicialmente como uma variação do expressionismo abstrato.
A primeira obra que se enquadra neste movimento foi "Zebra", feita por Victor Vasarely nos anos 30.
Tal obra era composta por listras diagonais pretas, brancas e curvadas, passando ao observador, a impressão de uma visão tridimensional.

Na Op art, as cores têm a finalidade de passar ilusões ópticas ao observador. Visando atingir o dinamismo, os artistas usam tons vibrantes e círculos concêntricos, dando a idéia de movimento e interação entre os objetos e o fundo.
Desenvolveu-se lentamente, expressando muito mais os elementos científicos do que os valores humanos.
Possui um conceito contemporâneo e deu à arte moderna uma nova visão, levando o apreciador das artes a fazer uma análise de cada obra.

Não tem o apelo emocional da Pop Art, em comparação, parece excessivamente cerebral e sistemática, mais próxima das ciências do que das humanidades.

A razão da Op Art é a representação do movimento através da pintura apenas com a utilização de elementos gráficos.
Outro fator fundamental para a criação da Op Art foi a evolução da ciência, que está presente em praticamente todos os trabalhos, baseando-se principalmente nos estudos psicológicos sobre a vida moderna e da Física sobre a Óptica.
A alteração das cidades modernas e o sofrimento do homem com a alteração constante em seus ritmos de vida.
Comentários