Continente Africano
- BlogLbl 9C
- 16 de set. de 2017
- 4 min de leitura

A África é o único continente situado em todos os hemisférios da terra: norte, sul, leste e oeste. Isso acontece porque ela é cortada, ao mesmo tempo, pela Linha do Equador e pelo Meridiano de Greenwich. Possui uma área total de 30.221.532 km² (a terceira maior do mundo) e uma população de 1,033 bilhão de pessoas (a segunda mais populosa).
A África é limitada ao norte pelo Mar de Mediterrâneo, responsável por separar esse continente da Europa. A nordeste, faz fronteira com a Ásia, através do território do Egito, sendo limitado também pelo Mar Vermelho. A leste, o continente africano encontra-se banhado pelo Oceano Índico; a oeste, pelo Oceano Atlântico.
Ao todo, existem 55 países, dos quais seis são insulares e 49 são continentais, incluindo o Sudão do Sul, o país mais jovem do mundo, cuja independência foi declarada em 2011. A tendência, no entanto, é que o número de países continue crescendo, pois a maior parte das fronteiras territoriais dos países africanos é muito frágil, ou seja, envolve constantes disputas por independência ou até por unificação. Grande parte dessas questões está relacionada com o processo de colonização do continente africano.
O relevo africano é marcado pela predominância dos planaltos, que são subdivididos em setentrional, centro-meridional e oriental. Essas regiões constituem-se por formações geológicas antigas e, portanto, mais intensamente transformadas pelos agentes exógenos de modelagem do relevo.
Em algumas regiões, registra-se a presença de montanhas, com altitudes mais elevadas, com destaque para a Cadeia do Atlas, no extremo norte dos continentes. Em outros pontos, é possível observar a presença de alguns importantes vales, com destaque para os rios Nilo, Congo e Níger.
Em termos climáticos, a localização do continente africano contribui para a constituição de um clima predominantemente tropical, com regiões geralmente muito quentes e com baixos índices de pluviosidade. Na verdade, somente nas proximidades da Linha do Equador é que o índice de chuvas é maior, em virtude da presença da Floresta do Congo, tornando o clima mais seco à medida que o continente se distribui para o norte e para o sul.
Ao norte encontra-se o deserto do Saara, o segundo maior do mundo, com mais de nove milhões de quilômetros quadrados, constituindo uma área maior que a do território brasileiro. Ao sul há o deserto do Kalahari, o quinto maior do mundo, envolvendo a área de vários países sul-africanos. Além dessas duas paisagens, registra-se a presença de vários tipos de vegetações naturais, como a Floresta do Congo (um tipo de Mata Equatorial), as plantas desérticas, a Vegetação Mediterrânea, as Estepes e, principalmente, as Savanas, que predominam no continente e que em muito se assemelham ao Cerrado brasileiro
Clima
Na África existem quatro tipos climáticos. São eles: equatorial, tropical, desértico e mediterrâneo.
O clima equatorial é de calor e umidade o ano inteiro. A parte abrangida pelo clima equatorial é a região centro-ocidental do continente; o clima tropical é quente com carência de chuvas no invernos. A parte dominada pelo clima é a quase a totalidade das terras africanas, entre o centro e o sul, com inclusão da ilha de Madagascar; a parte compreendida pelo clima desértico é uma grande área extensa da África, que acompanha os desertos do Saara e de Calaari; finalmente, as áreas de manifestação do clima mediterrâneo são pequenos trechos da extremidade setentrional e da extremidade meridional do continente. A apresentação térmica do clima de deserto é de temperaturas elevadas com a umidade dos invernos.
A quantidade de chuvas que caem na África é a causa principal dos muitos diferenciais que existem entre as paisagens africanas. A ocorrência das chuvas é abundante na região cortada pela linha do equador, mas tem insignificância nas áreas próximas ao Trópico de Câncer, onde está localizado o deserto do Saara, e do Trópico de Capricórnio, região pela qual o Calaari tem uma área extensa. Os desertos se localizam no interior do território africano e a área de ocupação dos desertos é definida a muitas partes do continente.
Países da África e suas Capitais:
1 - África do Sul - Pretória (executiva) / Bloemfontein (judiciária) / Cidade do Cabo (legislativa)
2 - Angola - Luanda
3 - Argélia - Argel
4 - Benim - Porto-Novo (constitucional) / Cotonu (sede do governo)
5 - Botswana – Gaborone
6 - Burkina Faso - Ouagadougou
7 - Burundi - Bujumbura
8 - Cabo Verde - Praia
9 - Camarões - Yaoundé
10 - Chade - N'Djamena
11 - Comores - Moroni
12 - Costa do Marfim - Abidjan (sede do governo) e Yamoussoukro (constitucional)
13 - Djibouti - Djibouti
14 - Egito - Cairo
15 - Eritreia - Asmara
16 - Etiópia - Adis-Abeba
17 - Gabão - Libreville
18 - Gana - Acra
19 - Guiné - Conacri
20 - Guiné Equatorial - Malabo
21 - Guiné-Bissau - Bissau
22 - Gâmbia - Banjul
23 - Lesoto - Maseru
24 - Libéria - Monróvia
25 - Líbia - Trípoli
26 - Madagascar - Antananarivo
27 - Malawi - Lilongwe
28 - Mali - Bamako
29 - Marrocos - Rabat
30 - Mauritânia - Nouakchott
31 - Maurícia - Port Louis
32 - Moçambique - Maputo
33 - Namíbia - Windhoek
34 - Nigéria - Abuja
35 - Níger - Niamey
36 - Quênia - Nairobi
37 - República Centro-Africana - Bangui
38 - República Democrática do Congo - Kinshasa
39 - República do Congo - Brazzaville
40 - Ruanda - Kigali
41 - Senegal - Dakar
42 - Serra Leoa - Freetown
43 - Seychelles - Victoria
44 - Somália - Mogadíscio
45 - Suazilândia - Lobamba (real e legislativa) / Mbabane (administrativa)
46 - Sudão - Cartum
47 - Sudão do Sul - Juba
48 - São Tomé e Príncipe - São Tomé
49 - Tanzânia - Dar es Salaam (administrativa) / Dodoma (oficial)
50 - Togo - Lomé
51 - Tunísia - Tunis
52 - Uganda - Kampala
53 - Zâmbia - Lusaka
54 - Zimbabwe - Harare
Comentários